Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

16.7 O caminho de Sur se refere a uma muralha ou fortificações existentes ao longo da fronteira oriental do Egito contra forças estrangeiras vindas de, ou através da Palestina.
16.11 Ismael (Deus ouve). Todos os árabes que aceitam a doutrina maometana alegam descender de Ismael.
* N. Hom. 16.13 O amor de Deus, ao deparar Agar em momento tão doloroso (7) e o apelo para que ela voltasse e se submetesse a Sara (9), prepara o caminho para a promessa de bênção (10). Tais experiências conduziram-na: 1) À compreensão da promessa divina, “Tu és Deus que vê”, (13); 2) A ereção de um memorial relativo à promessa de Deus, pois ela deu à nascente de água o nome de “fonte daquele que vive e me vê”, isto é, a fonte daquele que preserva a vida (cf Jo.4.14);e 3)A obediência para coma Vontade Divina. Agar voltou a Sara.


Texto Aurio: Quanto Amim, será contigo a minha aliança; serás pai de numerosas nações. Abrão já não será o teu nome, e sim Abrão; porque por pai de numerosas nações de constituí (Gênesis 17:4-5).

Leia Gênesis 17: 1-27.

O Senhor aparece novamente a Abrão, renova Sua promessa de uma incontável descendência e muda o no de Abrão para Abraão. Na Bíblia a mudança de nome sempre indica um novo relacionamento com a pessoa que atribui o novo nome. Aqui o nosso patriarca deixa de ser apenas o homem de fé, torna-se o pai de todos os homens de fé ( Romanos 4:11). Quando Deus dá o nome “pai de numerosas nações”, Ele já estava se reportando com interesse e amor a esta multidão de crentes da qual Abraão viria a ser lembrado como precursor e da qual esperamos todos os nossos leitores façam parte. Nesta linhagem de reis que haveriam de proceder de Abraão (v.6), Deus já contemplava antecipadamente o “filho de Davi”, a quem havia destinado como Rei sobre Israel e sobre o mundo. E assim vemos o Novo Testamento começando com a “geração de Jesus Cristo, filho de Deus, filho de Abraão”.
Ao mesmo tempo que Deus dá a Abrão um novo nome, também lhe dá mais um sinal: o da circuncisão, que em certo grau, corresponde ao batismo de hoje e representa tanto a nossa separação para Deus como também a proclamação de que não confiamos na carne ( Filipenses 3:3).
No final do capítulo vemos que Sara também recebe um novo nome, prenunciando o nascimento de Isaque. Vemos ainda Abraão sendo obediente ao mandamento que Deus lhe tinha dado.

COMENTÁRIOS

17.1 Deus todo-poderoso (he bEl Shaddai). A derivação de Shaddai é incerta.

16.7 O caminho de Sur se refere a uma muralha ou fortificações existentes ao longo da fronteira oriental do Egito contra forças estrangeiras vindas de, ou através da Palestina.
16.11 Ismael (Deus ouve). Todos os árabes que aceitam a doutrina maometana alegam descender de Ismael.
* N. Hom. 16.13 O amor de Deus, ao deparar Agar em momento tão doloroso (7) e o apelo para que ela voltasse e se submetesse a Sara (9), prepara o caminho para a promessa de bênção (10). Tais experiências conduziram-na: 1) À compreensão da promessa divina, “Tu és Deus que vê”, (13); 2) A ereção de um memorial relativo à promessa de Deus, pois ela deu à nascente de água o nome de “fonte daquele que vive e me vê”, isto é, a fonte daquele que preserva a vida (cf Jo.4.14);e 3)A obediência para coma Vontade Divina. Agar voltou a Sara.


Texto Aurio: Quanto Amim, será contigo a minha aliança; serás pai de numerosas nações. Abrão já não será o teu nome, e sim Abrão; porque por pai de numerosas nações de constituí (Gênesis 17:4-5).

Leia Gênesis 17: 1-27.

O Senhor aparece novamente a Abrão, renova Sua promessa de uma incontável descendência e muda o no de Abrão para Abraão. Na Bíblia a mudança de nome sempre indica um novo relacionamento com a pessoa que atribui o novo nome. Aqui o nosso patriarca deixa de ser apenas o homem de fé, torna-se o pai de todos os homens de fé ( Romanos 4:11). Quando Deus dá o nome “pai de numerosas nações”, Ele já estava se reportando com interesse e amor a esta multidão de crentes da qual Abraão viria a ser lembrado como precursor e da qual esperamos todos os nossos leitores façam parte. Nesta linhagem de reis que haveriam de proceder de Abraão (v.6), Deus já contemplava antecipadamente o “filho de Davi”, a quem havia destinado como Rei sobre Israel e sobre o mundo. E assim vemos o Novo Testamento começando com a “geração de Jesus Cristo, filho de Deus, filho de Abraão”.
Ao mesmo tempo que Deus dá a Abrão um novo nome, também lhe dá mais um sinal: o da circuncisão, que em certo grau, corresponde ao batismo de hoje e representa tanto a nossa separação para Deus como também a proclamação de que não confiamos na carne ( Filipenses 3:3).
No final do capítulo vemos que Sara também recebe um novo nome, prenunciando o nascimento de Isaque. Vemos ainda Abraão sendo obediente ao mandamento que Deus lhe tinha dado.

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17.1 Deus todo-poderoso (he bEl Shaddai). A derivação de Shaddai é incerta.

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