Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

Foi-lhe imputado isso por justiça (6). Na Septuaginta, “por” é traduzido pela preposição grega “eis”, que significa “para”. Não significa que, em lugar de justiça, Abraão ofereceu fé. A fé de Abraão não foi considerada como outra forma de justiça (“obra”) mas, no plano divino, é o meio pelo qual um homem pode atingir “a” (eis) justiça (conf. Rom. 4:3). Aconselho ao leito consultar NCB outras informações a respeito a respeito.
_________________________________________________________________

Texto áurio: Onde está teu Pai? Respondeu Jesus: se não me conheceríeis a mim, também conheceríeis a meu Pai (João 8:19).
Porque Deus, que disse: Das travas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo (2 Coríntios 4:6).

Leia Gênesis 16: 1-16.

Depois de maravilhosas evidências da fé de Abraão, infelizmente constatamos outro fracasso na vida do patriarca. Ele quer, de certa forma, ajudar Deus a manter a Sua promessa. Em vez de esperar pacientemente pelo filho que lhe havia sido anunciado, ele atende a Sarai, sua mulher. E assim Agar, a serva que provavelmente fora trazida do Egito por ocasião do primeiro fracasso de Abraão, vem a ser a mãe de Ismael.
Depois de ter sido objeto de uma triste desavença na casa do homem de Deus, Agar foge da presença de sua ama. Mas o Senhor cuida da pobre serva, encontrando-a no caminho da obstinação pelo qual enveredou. Ele se torna para ela o Deus que se faz manifestar (v. 13). No anjo do Senhor podemos reconhecer o próprio Senhor Jesus. Querido leito, você já teve este encontro decisivo com Ele? Deus já se revelou a você como Aquele que vive? Foi na pessoa de Cristo que Ele se deu a conhecer(João 8:19; 2 Corintios 4:6). É junto a este Salvador vivo que encontramos abundantemente as águas vivas da graça, da qual trata o poço de Beer-Laai-Roi (João 4: 14). Observe o que o Anjo disse a Agar: “Volta para a tua senhora e humilhar-te sob suas mãos” (v.9). A humilhação e a confissão dos n ossos pecados são as primeiras coisas que o senhor pede de nós quando Se revela à nossa alma.
COMENTÁRIOS

16.2 A substância da fé possuída por Abraão e por Sara era diferente, não em relação a promessa, mas em relação ao método pelo qual ela se cumpriria (Calvino). O comportamento de Sara estava errado, mas tinha precedentes no Código de Amurabe e nos tabletes de argila descobertos em Nuzi. Em ambas estas fontes vemos que os contratos de casamentos estabeleciam a obrigação de prover-se uma serva para marido, caso a mulher não chegasse a dar-lhe filhos. O resultado foi o aparecimento da discórdia no lar (4-6) e, através de séculos, na política do Médio Oriente, mediante a descendência de Ismael.


27

0 Comments:

Post a Comment

<< Home