Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

Abraão nada perde ao recusar a oferta do rei de Sodoma. Pelo contrário! O Senhor lhe aparece e diz: “Eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande”. O Senhor não diz o que quer lhe dar, mas o que quer ser para ele. Possuir o Doador é muito mais que possuir Suas dádivas. A fé de Abraão se apodera da promessa de uma descendência celestial que Deus lhe faz. Ele dá “gloria a Deus, estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera” (Romanos 4:20-21). Dar crédito a Deus ( e não apenas crer em Deus) é suficiente para ser justificado – este versículo 6 é fundamental, tanto é que é citado três vezes no Novo Testamento ( Romanos 4:3; Gálatas 3:6 e Tiago 2:23).
Agora que o Senhor se comprometeu desta forma, a aliança precisa ser selada por meio de sacrifício (vv. 9-10). A morte de Cristo é o único meio pelo qual Deus pode realizar o que Ele havia prometido. As aves de rapina tentam roubar as partes dos animais sacrificados, o que ilustra os esforços de Satanás párea nos roubar alguns dos benefícios resultantes da morte de Cristo. Então, como Abraão, a nossa fé deve entrar em atividade para enxotá-lo.
O final do capítulo nos mostra que o homem de Deus agora alcançou uma visão muito mais ampla da herança prometida. É o que sempre acontece depois que a fé é posta à prova.

COMENTÁRIOS

15.6 Neste significativo versículo aparece, pela primeira vez, as palavras “creu”, “imputado” e “justiça, que fazem parte do contexto da “fé salvadora”. Em todos os tempos, a salvação fora oferecida aos homens sob a base da fé. Os santos do AT olhavam para Cristo e eram salvos mediante Sua morte propiciatória, exatamente como nós olhamos para aquela morte vicária em nosso lugar e recebemos os benefícios dela mediante a fé (cf Rm 4:18-24).
15.8 O nome do “Senhor Deus (em heb Adonai Jahweh) significa “dono”, indicando a submissão de Abraão como escravo de Deus. O mesmo nome (“Senhor”) é empregado pela mulher em relação ao marido, indicando a intimidade do amor e dependência em submissão ao marido (cf 1 Pedro 3.6).
15.18 Rio do Egito. Provavelmente a extensão da terra prometida a Abraão e a sua semente; compreendia desde a corrente que dividia a Filístia até o rio Eufrates. Estas foram, efetivamente, as fronteiras de Israel no tempo do rei Salomão.

NCB - b) Aliança de Deus com Abraão (15: 1-17: 27).
1 DEUS PROMETE UM FILHO A ABRAÃO (15:1-6) A ocasião da promessa é destacada na frase Depois destas cousas (1). A reação natural de Abraão foi confrontada com um “Não temas”. Grandíssimo galardão (1) Abraão recusa o despojo, mas Deus não haveria de permitir que ele saísse perdendo .Ando sem filhos (2). Essa expressão significa “ir-se” ou “morrer” sem filhos. A tristeza de Abraão é que Eliezer, segundo as leis debaixo das quais viviam, tornar-se-ia o herdeiro de sua casa. Nascido na minha casa (3). Lit. “filho de minha casa”, e, portanto representante e herdeiro de Abrão.
26

0 Comments:

Post a Comment

<< Home