Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

COMENTÁRIOS

14.18 MELQUISEDEQUE era rei e sacerdote e, portanto, tipo de Cristo. Ainda que ele seja mencionado apenas três vezes na Bíblia, (nesse texto, Sl 110 e Hb 5-7) e não haja registro de seus antepassados , nem sua descendência,nisto é a semelhança de Cristo, como Filho Eterno de Deus. Melquisedeque trouxe pão e vinho a Abraão, exatamente os elementos que nos representam atualmente o corpo de Cristo. Melquisedeque significa “Rei de Justiça” Salém significa paz, que foi o nome antigo de Jerusalém. “Deus Altíssimo” (he bEl Elyon) é um dos títulos de mais rara ocorrência no AT. A idéia subjecente é de que Deus é o ser supremo que se encontra acima das supostas divindades locais ( ver o equivalente “Altíssimo” no NT Lc 1:32-35).
* N. Hom. 14.24 Verifique-se o contraste nas atividades de Abraão diante dos dois reis, o de Sodoma e o de Salém; 1) Diante do primeiro, uma demonstração de pturado. Até Dã (14). Esse lugar era chamado de Laís ( Jui. 18:29) no tempo de Moisés, mas é aqui referido pelo nome posterior.
6. MELQUISEDEQUE ABENÇOA A ABRAÃO ( 14:17-10). Retornando vitorioso Abraão recebe visitas de dois reis. O primeiro foi o rei de Sodoma, que veio para expressar sua gratidão; e o segundo foi Melquisedeqe, rei de Salém, que veio abençoá-lo . NCB


Texto áurio: Naquele mesmo dia, fez o Senhor aliança com Abraão, dizendo:
À tua descendência dei esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio Eufrates (Gênesis 15:18).

Leia Gênesis 15:1-21.

25

0 Comments:

Post a Comment

<< Home