Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

Texto áurio: O livro do justo Ló, afligido pelo procedimento libertino daqueles insubordinados. (Porque este justo, pelo que via e ouvia quando habitava entre eles, atormentava a sua alma justa, cada dia, por causa das obras iníquas daqueles); (1 Pedro 2: 7-8).

Leia Gênesis 14: 1-12.
Em contraste com Abraão, o homem da fé, Ló é o exemplo de um crente que se apóia nas coisas visíveis. Por um longo período ele tinha seguido seu tio, imitando o procedimento dele – assim como fazem muitos jovens que se apóiam na fé de seus pais.
Mais agora, colocado à prova, Ló mostra o que estava em seu coração. Depois de se aproximar cada vez mais de Sodoma (13:12), ele passa a viver ali (v. 12). Uma vez que enveredamos, conscientemente, por um caminho escorregadio, já não somos capazes de parar por nós mesmos. Como conseqüência de estar num lugar errado, Ló logo se vê enredando numa guerra com a qual nada tem a ver, e é feito prisioneiro juntamente com os habitantes de Sodoma. O relacionamento com pessoas que não temem a Deus expõe o filho de Deus à perda de sua liberdade e, ainda mais, essa companhia sempre será um motivo de dificuldades e angústia pra sua alma. 2 Pedro 2:8 chama nossa atenção para esses tormentos de consciência que, para ló e qualquer outro crente mundano, inevitavelmente o obrigam a levar uma vida dupla. Sendo presa desses conflitos, tanto interna como externamente, tal pessoa só pode ser infeliz. Por outro lado, Abraão está no monte e não tem conhecimento dessas complicações. As coisas deste mundo e todas as suas angústias não lhe dizem respeito. Assemelhamo-nos a Ló ou a Abrão?

COMENTÁRIOS
14.1 Neste ponto, verifica-se a harmonia existente entre a história sagrada e a secular, de modo que se torna visível a fixação de datas. Sinar corresponde à Babilônia (Dn 1:12; Is 11:11 e Zc 5:11) embora Anrafel não deva ser identificado com Amurabe, rei de Babilônia, que reinou em cerca de 1728 – 1686 aC., Eriaku, rei de Larsa, bem pode ter sido Ariaque. Quedorlaomer (Kudurlagamar) significa “Servo de Lagamar” que era um deus elamita. Tidal, rei de nações, tem sido identificado com Tudhul (Tudhailia é nome de vários reis hititas), rei de Gutium, situado ao nordeste da Babilônia.
14.3 Mar Salgado. Omar Morto cobre parte do que foi, no passado, o “vale de Sidim”, onde teria sido travada a batalha, próximo às cidade de Sodoma e Gomorra.
NCB - A BATALHA DOS REIS (14: 1-12) Devido a maneira incomum de chamar Abraão de “Abrão o hebreu” (13), muitos pensam que esta narrativa talvez tenha origem estrangeira. Visto que a Anrafel é dada a proeminência de ser mencionado em primeiro lugar, embora a expedição parece ter sido feita sob o comando estrito de Quedorlaomer, em lugar da escrita da história pode ter sido a Babilônia. Catorze anos antes da ocasião deste incidente, aqui narrado, Quedorlaomer havia subjugado a planície do Jordão. Naquele tempo Abraão ainda estava em harã (conf. Os dados cronológicos providos em Gen. 16:3).

23

0 Comments:

Post a Comment

<< Home