Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

Partida. Lá ele encontra novamente o altar; noutras palavras, ele retorna o seu relacionamento com Deus, algo de que não podia desfrutar enquanto estava no Egito.
COMENTÁRIOS

12.10 Fome É freqüente que Deus permita ocorrências assim sobre Seu povo, para prová-lo na sinceridade e na confiança. Quando o povo deixa de confiar em Deus, volta-se para os recursos que o mundo oferece (o Egito ilustra o mundo), verificando então, que só tribulação há pela frente. É tão somente mediante a confissão do pecado e a busca de uma nova vida com Deus que se encontra a solução para cada dificuldade (ver 13.3-4).

12.13 Era apenas meia verdade, pois Sara era filha de Terá mediante outra esposa. (20.2).

12. 17,18 O filho de Deus, contrariando a vontade divina, poderá tornar-se num verdadeiro tropeço as que não pertençam ao povo de Deus. É inevitável que o mundo tome conhecimento de tais pecados nas vidas dos crentes e se mostre tão apressado em julgá-los.

13.2 Encontramos aqui o primeiro exemplo de riquezas acumuladas, que deparamos na Bíblia. O estudo cuidadoso da palavra de Deus mostra que ricos não são necessariamente, por isso pecadores, contudo que suas riquezas tenham sido adquiridas por meios lícitos e sejam reconhecidas como pertencendo, em última análise, ao próprio Deus, de modo que dele venha a orientação quanto ao emprego que delas se possa fazer. Na verdade, as riquezas tornam muito grave a responsabilidade dos crentes

NCB 2) Abrão no Egito (12:10-20).
Fome (10) . Fome na terra prometida. Foi realmente uma grande prova de fé para Abrão. Uma “fome” de caráter local poderia ser imediatamente provocada pela falte de chuvas na Palestina, o que no Egito não seria sentido. Desceu Abrão ao Egito (10). Abrão agiu incorretamente no sentido ao assim fazer? Visto que as Escrituras não fazem comentário adverso, parece que Abrão fez algo perfeitamente razoável. Dize... que és minha irmã (13) comparado com os camitas mais escuros, os semitas eram claros (formosa -11) e isso tornava suas mulheres extremamente atrativas. Torna-se claro, por 20:13, que essa era uma orientação sempre seguida por Abrão. Dizer que Sarai era sua irmão era uma meia verdade (20:12). Era verdade até certo ponto, mas era uma falsificação intencional. Aqui temos as dúvidas do pai dos fiéis. Ele “não temeu” as coisas maiores, mas receou em vista das questões menores. Por que não me disseste...? (18). A retidão natural e a moralidade reveladas nestas palavras não devem passar despercebidas.
21

0 Comments:

Post a Comment

<< Home