Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

10.6 Mizraim tem referência ao Egito e Cuxe é o velho nome da Etiópia.
10.10 As listas relativas aos descendentes de jafé e de Cão denotam a importância da fraternidade natural do ser humano (cf At 7.26). Antes de deixar à parte, por assim dizer, as demais nações, para tratar especialmente de Israel, o povo escolhido, Deus nos deslumbra com uma visão amorável, com relação ao povos da terra inteira. Trata-se de uma separação temporária visando à Grande Comissão (Mt 28.18-20) que, finalmente, reafirma o extremo interesse divino pela salvação do mundo todo. Israel jamais deverá esquecer-se de que o lugar privilegiado que desfruta tem por base tão somente a graça de Deus.

Texto áurio: Ora, tinha Jesus cerca de trinta anos ao começar o seu ministério. Era, como se cuidava, filho de José, filho de Eli...Sem, este, filho de Noé... Enos, filho de Sete, e este filho de Adão, filho de Deus ( Lusas 3:23-38).

Leia Gênesis 11:1-26
Vemos a fundação de Babel (ou Babilônia), esta que através das Escrituras sempre representa o mundo com toda a sua concupiscência e orgulho. Desde já podemos discernir aqui as pretensões à unidade que no futuro se manifestarão na Babilônia religiosa, a falsa igreja de Apocalipse 17e18. O homem quer equipara-se a Deus, unindo suas forças e trabalhando para sua própria glória. “Tornemos célebre o nosso nome...” Mas em outra passagem vemos qual é a resposta de Deus à ridícula provocação dos homens unidos contra Ele: “Ri-se aquele que habita nos céus; o Senhor zomba deles” (Salmo 2:4; veja também Isaias 8: 9). O Senhor confunde a linguagem dos homens de Babel e dispersa a todos (vv 7e8).
Em contraste, o Novo Testamento nos apresenta “a Igreja do Deus vivo”, que foi fundada por Cristo e formada pelo Espírito Santo (1 Timóteo 3:15; Mateus 16:18). No dia de Pentecostes as línguas foram dadas aos apóstolos para que as “grandezas de Deus” se manifestassem, pela graça, a todas as nações outrora dispersas (Atos 2:11). E depois vemos no capítulo 5 de apocalipse a multidão dos remidos que circundam o trono do Cordeiro, composto “de toda tribo, língua, povo e nação” (v 9).
Os versículos 10 a 26 apresentam a linhagem de Sem, a qual encontrare-mos novamente na genealogia do Senhor Jesus (Lucas 3: 36).

COMENTÁRIOS

11.2 Sinar Tem referência às planícies da Babilônia.
11.4 Cujo topo – Eles tinham conhecido maior do que o que se revela, nesse esforço por construir uma torre que alcançasse o céu. A melhor tradução do texto seria a seguinte: “Uma torre com o céu no topo”. Nos sítios onde foram edificadas muitas das antiqüíssimas cidades da Mesopotâmia encontram-se os remanescentes das torres que teriam sido construídas e ficaram incompletas, atingindo apenas alguns andares. Nas plaquetas de barro, tais torres são refericomo “zingurates” e relacionam-se com a vida religiosa dos povos antigos que ocupavam aquelas regiões. Na parte mais alta dos "zingurates" encontravam-se, usualmente, locais de culto e sacrifícios (NCdaB),
18

0 Comments:

Post a Comment

<< Home