Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

Deus tem cumprido a promessa. Isto ilustra um tipo de aliança que Ele estabelece com a humanidade, sem que as faltas cometidas pelos homens venham a alterar as respectivas condições. Tenha-se em mente o caráter definitivo da promessa de Deus no v 9, “Eis que Eu” o no v 11, “Eu estabeleça” e no v 12 “Eu faça”, mais ainda, no v 17, “Tenho estabelecido.”
9.12 Temos aqui o primeiro entre muitos sinais ou símbolos de aliança registrados na Bíblia. O arco-íris é um sinal visível da eterna promessa de Deus, tal como o pão e o vinho o são da ceia do senhor, e a água o é do batismo.
__________________________________________________________________
Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando separava os filhos dos homens uns dos outros, fixou os limites dos povos, segundo o número dos filhos de Israel! (Deuteronômio 32.8).

Leia Gênesis 9: 20-29 – 10:1-20

As mais maravilhosas experiências do poder e do amor de Deus não são capazes de tornar o homem melhor (8:21). Noé tinha sido escolhido para governar a terra, porém logo mostrou que não poderia governar a si mesmo. Cam “zomba do pai” (Provérbios 30:17) e faz pouco do pecado, assim com faz o mundo de hoje, atraindo maldição sobre os seus descendentes, os cananeus. Veremos que, de fato, muitas nações que descenderam de Caim, mencionadas neste capítulo, se tornarão inimigas do povo de Deus. Babilônia, Egito, Nínive, os filisteus e os cananeus, cujo pais foi dado como posse a Israel. Sem e Jafé honraram seu pai e por isso prosperarão na terra (Efésios 6:2-3).
O capítulo 10 revela a origem das nações do mundo (leia Deuteronômio 32:8). Para compreender e apreciar algo em seu verdadeiro caráter, deve-se voltar à sua origem: Babel e Assíria – Babilônia e Assur - tem como ponto de partida o reino de Ninrode. O nome deste homem significa “rebelde”, o que é confirmado por suas ações. Com ele vemos o homem começando a saquear a terra, semeando o medo e o sofrimento, e matando os animais – que Deus lhe havia dado para alimento – por prazer ou para demonstrar seu poder (9:3).

COMENTÁRIOS
9.21 Embriagou-se. Eis aqui a primeira referência feita a respeito desse horrendo pecado, nas escrituras. Encontram-se por toda a Bíblia exortações e denúncias contra a embriaguez, incluindo-se até mesmo no catálogo dos mais abomináveis males que Paulo confeccionou (ver Pv 23:20; Is 5:11,22; 28:1-7; Lc 21.34; rom 13.13; 1 Co 5.11 e 6.10; Gl 21; 2 Ef 5.18).
9:26 Melhor tradução, “Bendito pelo Senhor meu Deus seja Sem”. Começando por Abraão e chegando-se até Cristo Jesus, a salvação foi trazida è terra mediante os semitas.
* N. Hom. 9.18-27 O pecado de Noé proporciona aos cristãos a seguinte admoestação: 1) Não estará jamais imune ao pecado e às tentações; 2) Pequeninos deslizes cometidos durante o curso normal da existência poderão acarretar perigos graves; 3) O crente poderá dar ocasião a que outros cometam pecados, mesmo dentre os familiares; 4) Cumpre que o crente esteja consciente da imparcialidade com que Deus pune o pecado.
10.4 Javã partiu em direção ao ocidente, para a Europa (Is 66.19) incluindo-se entre eles os jônios ou gregos Quintim é Chipre e Dodanim é a ilha de Rodes.

17

0 Comments:

Post a Comment

<< Home