Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

Texto áurio Pois assim como foi n os dias de Noé também será a vinda do filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem (Mateus 24:37-39).

Leia Gênesis 7:17-24 e 8:1-5

Deus finalmente chegou ao fim de Sua paciência. As ondas de Seu juízo foram derramadas sobre a terra. À parte da arca que estava sendo construída, ninguém teria previsto o que aconteceria. Tudo parecia correr muito bem. O mundo continuava no seu ritmo de sempre. Comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento. Nada perceberam diz o Senhor Jesus, até quando veio o dilúvio e os levou a todos (Mateus 24:3739).Um destino igualmente terrível atingirá aos que permanecerem indiferentes aos convites da graça de Deus e enfatizado posteriormente pelo próprio Senhor Jesus, constitui a advertência mais solene para que coloquemos nossa vida em ordem com Deus. Cada pessoa é hoje convidada a tomar o seu lugar na arca. Em outras palavras: a buscar em Cristo um abrigo da ira de Deus. E se, por ventura, já possuímos nEle este lugar de absoluta segurança, nunca esqueçamos que Ele passou pelas terríveis águas do juízo de Deus em nosso lugar. “Todas as tuas ondas passaram sobre mim” (Salmo 42:7).
Em meio a esta catástrofe sem igual. Noé e sua família desfrutavam perfeita paz. Quer as águas subam, quer abaixem a arca não naufragaria. Tampouco naufragará o crente que permanece em Cristo.

COMENTÁRIOS
7.17 Fazendo-se a soma dos períodos nos quais se fala das águas subindo e descendo até que a superfície da terra se secou (8.14), encontramos que o dilúvio durou por 371 dias (cf.NCB,p 92)
7.19 A discrição das águas a cobrirem as altas montanhas parece implicarem que o dilúvio teria sido universal, abrangendo toda a terra. Alguns piedosos eruditos admitem que o relato bíblico não sugere mais do que o suficiente para que se verificasse a destruição da parte habitada da terra (possivelmente não mais do que a Mesopotâmia e regiões circunjacentes, cf NCB,p 91). DE qualquer forma, o fato não pode ser explicado senão como milagre.
8.1 Lembrou-se Deus de Noé... Eis como culmina o relato da preservação divina deste homem de fé. (A única coisa que Deus esquece, com referência a seus filhos, são os pecados cf Is 43.25 com Is 49.15). Quando a Bíblia diz que Deus “lembrou-se”, junta as duas idéias, de amor fiel e de intervenção oportuna ( cf Jr 2.2; 31.20 com Gn 119.229; Ex 2.24; Lc 1.54,55).
8.4 Ararate .O monte Ararate mesmo tem c. de 5.300 metros de altura. O texto não requer mais do que montanhas, terra montanhosa ao norte da Mesopotâmia, sem indicação de quantos metros sobre o nível do mar repouso.
14

0 Comments:

Post a Comment

<< Home