Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

Texto áurio: De toda carne, em que havia fôlego de vida, entraram de dois em dois para Noé na arca; eram, macho e fêmea os que entraram de toda carne, como Deus lhe havia ordenado; e o Senhor fechou a porta após ele
(Gênesis 17:15-16)

Leia Gênesis 7:1-16

Noé não somente tinha obedecido a Deus construindo a arca, mas ao fazê-lo segundo cada detalhe que Deus havia ordenado (5:22). Agora ele obedece entrando na arca no momento em que a ordem é dada (v.5). A nossa segurança está na obediência a Deus. Noé, um homem de fé, pôde experimentar, de forma literal, o Salmo 32:6.
O versículo 16 nos faz lembrar de outra porta, a porta da graça, que continua aberta hoje. Mas por quanto tempo ainda? “E fechou-se a porta”, menciona solenemente Mateus 25: 10. Leitor, de qual lado da porta você estará? Dentro, com Jesus e os Seus? Ou do lado de fora, com aqueles que em vão baterão à porta e aos quais o Senhor terá de responder: “Não sei donde vós sois”(Lucas 13:27). Notemos que é o próprio Deus quem fecha a porta após Noé, sua família e todos os animais. Mesmos que quisesse, Noé não poderia mais abri-la para quem quer que fosse. Agora que Deus havia provido um meio de salvação, abrigou os Seus e fechou a porta da arca, Ele pôde abrir as compotas do céu.
Do ponto de vista profético, Noé e sua família representam o remanescente de Israel, o qual, depois do arrebatamento da Igreja( representada por Enoque), atravessará a salvo a grande tribulação e será introduzido no novo mundo do reino milenar.

COMENTÁRIOS

7.1 Há evidências muito forte, fora do livro de Gênesis, com respeito à destruição da raça humana, cuja exceção uma família. Inúmeras tribos selvagens, espalhadas por todo o mundo, conservam a tradição de um dilúvio. Existem possíveis registros arqueológicos, como outras tantas evidências diretas de um dilúvio (ver NCB;p 91).

7.8 Limpos e imundos, são animais que, posteriormente, foram cuidadosamente distinguidos na lei e no ritual mosaico.

NCB p 91 – A questão da universalidade do dilúvio pode ser discutida neste ponto. A resposta é provavelmente encontrada no que significa “universal”, neste caso. Quer a palavra “toda”, “Tudo” sempre têm que ser entendidas à luz de seu contexto é claro mediante um exame em passagens tais como Gênesis 41:57; Deut. 2:25; 1 Reis 10:24; Rom.1:8;10:18. O dilúvio foi universal no sentido geográfico, cobrindo cada milha quadrada da superfície da terra? - este assunto é empolgante e muito esclarecedor quando estudado, portanto estude-o.
13

0 Comments:

Post a Comment

<< Home