Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

Texto áurio: Nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões... Porque, deliberadamente, esqueceram que, de longo tempo, houve céus bem como terra, a qual surgiu da água e através da água pela palavra de Deus, pela qual veio a perecer o mundo daquele tempo,afogado em água (2 Pedro 3:3-6).

Leia Gênesis 6:13-22.

Embora Noé, em comparação com os homens de seu tempo, seja chamado de “homem justo e íntegro” (v 9), não é por seu mérito, mas somente pela graça que ele é poupado (v.8). Agora chegou o momento para Deus lhe comunicar os Seus intentos e lhe fazer saber as Suas intenções. É fácil ser compreendido por aquele com quem andamos no mesmo caminho. E assim vemos Noé corresponder a essas comunicações pela fé. “Pala fé, Noé, divinamente instruído... sendo temente a Deus, aparelho uma arca para a salvação de sua casa”(Hebreus 11:7). Ele não dispunha de nada mais que a palavra de Deus a lhe revelar que o juízo estava à porta. Isto era suficiente para ele. Ele constrói a arca, pela qual condena o mundo. Cada golpe de seu martelo advertia aos contemporâneos que o juízo se aproximava. Enquanto a arca esta em construção, a longaminidade de Deus aguardou (1 Pedro 3: 20). Porém, quantas pessoas se valeram dela? Aparentemente ninguém, fora a família do patriarca! Só indiferença e escárnio saudavam as fiéis advertências do “pregador da justiça”. Hoje também é grande é o número dos escarnecedores que não crêem nem na volta do Senhor nem no Seu juízo ( 2 Pedro 2:5; 3:3-6). Estes deliberadamente ignoram o que a Bíblia diz acerca do dilúvio, considerando este relato uma lenda.

COMENTÁRIOS

NOÉ (9) . Essas palavras não ensinam que Noé fosse impecável, mas que era homem que prezava a retidão e a integridade..Corrompida diante da face de Deus... encheu-se a terra de violência (11) Nada existe de surpreendente na intima ligação entre aa corrupção e a violência : uma coisa segue imediatamente a outra, e a razão pelo qual os homens acham-se em conflito entre si é que estão em conflito com Deus.
6.13 Carne neste contesto se refere à sede da vida física (cf v 17). No v.3, “carnal” refere-se à maldade do homem sob o domínio do pecado, sendo o mesmo tempo empregado por Paulo em Rm 7.7 e 8.14.
6.14 A estrutura do que ficou a flutuar por ocasião do dilúvio é adequadamente chamada de “Arca”, já que não se tratava de nenhuma embarcação capaz de singrar as águas. Provavelmente, foi construída em forma quadrada, capaz só de flutuar.

ARCA DE NOÉ: Uma embarcação construída por ordem divina, na qual Noé, sua família, e todos os animais, répteis e aves, segundo as suas espécies, se mantiveram em segurança por 150 dias, que as águas predominaram sobre a terra. Foi construída de taboas de cipreste e calafetada com betume. O comprimento foi de 300 côvados mais ou menos 132 metros, a largura de 50 côvados (22 mt.), e a altura 30 côvados (13,20) . O côvado mede 44,4cm.veja medias e comprimentos.
12

0 Comments:

Post a Comment

<< Home