Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

Leia Gênesis 5:21-32

Este capítulo contém uma estranha e notável exceção à lei da morte. Enoque vive 65 anos, depois anda com Deus trezentos anos e então Deus o toma para Si. Não nos são dados detalhes a respeito de seu andar com Deus nem sobre sua transladação, o último passo dessa caminhada. Mas que belo resumo de uma vida.
Sabemos o que é andar com Deus, ainda que por um simples dia num único ano? Através desse andar, um andar de fé. Enoque tem lugar na lista das luminosas testemunhas do capítulo 11 de Hebreus (v.5). Seu nome significa “instruído” e, como aquelas testemunhas, ele é instruído por Deus a contemplar um futuro muito além das coisas presentes. Pela fé ele contempla o Senhor vindo para reinar com “suas santas miríades” (Judas 14) e esta visão o mantém separado dos que serão julgados naquela ocasião.
Em breve, como Enoque, todos os crentes vivos serão arrebatados da terra sem terem de passar pela morte. Isto acontecerá na vinda do Senhor Jesus para buscar os Seus (1Tessalonicense 4:17). Caro leitor deste devocional, você está instruído a cerca desta verdade? É uma verdade bendita para os que estão prontos, mas deveras solene para os que não estão!
Consideremos que Deus não envia Seu juízo sobre o mundo sem primeiro lhe oferecer promessas de bênçãos: Noé significa “consolação e descanso”

COMENTÁRIOS

5.24 Apenas dois homens são descritos nas escrituras nestes termos (“andou com Deus”): Enoque e Noé (cf 6.9). Esta frase sugere comunhão em vários aspectos, nos quais a Bíblia insiste muito. “Anda na minha presença”(Gn 17.1) implicando em sinceridade; “Andareis após o Senhor vosso Deus” (Dt 13.4). o que implica em obediência: “andai nele” (C1.6), o que implica em união com ele; andar com Deus atribui uma grande importância à comunhão. Já não era significa que Enoque, como Elias mais tarde, (2Rs 2.11) foi transformado de modo a desfrutar a existência celestial sem passar pela morte (ver Hb 11.5)

5. 32 A cronologia que computa as épocas, tomando nomes de pessoas e o cumprimento de suas vidas como base, traria o dilúvio 1656 anos depois da criação de Adão à imagem de Deus. Há piedosos estudiosos da Bíblia que crêem que devemos computar as épocas tomando pos base as famílias, consoante alcancem ou percam a preeminência, como acontece nos casos de dinastias. Assim sendo, a família de Sete teria tido origem quando Adão contava 130 anos de idade e alcançara a hegemonia quando a tribo de Adão já tinha governado por 930 anos. Tal método de contagem colocaria o nascimento de Noé no ano 7625 e o Dilúvio no ano 8225 depois da criação de Adão. Como “Israel” refere a um homem, e a uma nação, da mesma forma, os antediluvianos poderia ser primeiramente pessoas e, mais tarde, famílias (cf Moabe, Amom, Amaleque).
10

0 Comments:

Post a Comment

<< Home