Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

Texto áurio: Viveu Adão cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança. Conforme a sua imagem, e lhe chamou Sete. Depois que gerou a Sete, viveu Adão oitocentos anos; e teve filhos e filhas. Os dias todos da vida de Adão foram novecentos e trinta anos; e morreu (Gênesis 5:3-5).

Leia Gênesis 5:1-20.

Depois da decadência da linhagem de Caim, é como se Deus começasse a história do homem novamente (vv 1-2). Temos aqui uma série de nomes que vem a formar, através dos séculos, aquilo que é chamado de “a linhagem dourada da fé”; esta que por fim leva até ao Messias, “a descendência da mulher” prometida após a queda. Esta família não se destaca por muita atividade, como no casa da família de Caim. A vida de um homem de Deus nesta terra quase nunca deixa rastro. Ele não contribui muito para o
progresso do mundo e a história não tem muita coisa que dizer sobre ele. Nasce, vive, tem filhos e morre. Sim, a morte está pressente neste cenário, é a conseqüência do pecado; e o breve resumo de uma longa vida de cada um desses patriarcas termina com as inexoráveis palavras: “e morre”. Satanás, o mentiroso, afirma: “É certo que não morrereis” (3:4), mas Deus tinha afirmado:”Ao pó tornarás” (3:19). O capítulo 5 nos dá uma solene confirmação deste fato. Ainda assim. Adão e seus primeiros descendentes terrenos atingiram grandes idades. Deus permitiu que isso fosse assim antes da existência das Escrituras. Para que a verdade fosse transmitida oralmente através do menor numero de intermediários possível. Mal houve sete intermediários entre Adão e Moisés.
COMENTÁRIOS

5:3 Adão. . . gerou um filho (3) O propósito das genealogias bíblicas é traçar a linha da primogenitura e não tem ligação alguma com a provisão de uma cronologia completa de seus respectivos períodos. (NCB)
N. Hom. 5:22. Os relatos singelos a respeito da vida e da morte daqueles que pertenceram à linha de Sete é interrompida três vezes por: 1) Enos(4.26), que prestou culto; 2) Enoque (5.22), que teve comunhão com Deus, “Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si”. 3) Noé (5.29), que servia a Deus.
__________________________________________________________________
Pela fé, Enoque foi transladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o transladara. Pois, antes de sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus Hebreus 11:5)

Porquanto o Senhor mesmo... descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos,seremos arrebatados juntamente com eles... e, assim, estaremos para sempre com o Senhor (1 Tessalonicenses 4:16-17)

9

0 Comments:

Post a Comment

<< Home