Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

4.8 Vamos ao campo,. Indica que o assassínio foi premeditado.
4.10 A voz do sangue... clama. É uma expressão figurada, demonstrando tremenda culpabilidade do criminoso (cf Ap 6.9,10).
4.13,14 O protesto de Caim assemelhava-se mais ao rico no inferno (Lc 23.41).
4.16 Retirou-se Caim da presença do Senhor. Foi nessa presença que o pecado foi cometido. Desprezou o convite ao arrependimento e perdão. Depois disso, Caim se empenha em criar uma civilização, aquilo que no NT é chamado “o mundo” (1 Jo 2.15).

Texto áurio:Torno Adão a coabitar com sua mulher; e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete; porque, disse ela, Deus me concedeu outro descendente em lugar de Abel, que Caim matou. A Sete nasceu-lhe também um filho, ao qual pôs o nome de Enos; daí se começou a invocar o nome do senhor. (Gênesis 4:25-26).

Leia Gênesis 4: 17-26.

Caim, condenado a ser errante pela terra, rejeita a porção que Deus lhe havia designado e se estabelece confortavelmente no mundo. Edifica uma cidade para si e seus descendentes, e ali cada um escolhe uma ocupação que lhe agrada. Porém o progresso social não corrige a natureza humana. A descendência de Caim assemelha-se à de seu antecessor. Encontramos a violenta e provocativa natureza do primeiro assassino da história também em seu descendente, Lameque. É uma quadro que nos antecipa a condição do mundo atual, que matou o Senhor Jesus, o verdadeiro Abel. Tudo continua como se nada tivesse acontecido, como se a cruz nunca tivesse existido. Tudo é organizado a fim de que a vida na terra seja tão agradável quanto possível. Nada falta aqui: a ciência, arte, a indústria e até a religião. Só Jesus está ausente.
Mas em paralelo à linhagem de Caim, temos no final do capítulo outra linhagem que surge discretamente no cenário. Sete assume o lugar de Abel, e então se começa a invocar o nome do Senhor. A vida deste, homem justo, que foi tomada pela morte, perpetua-se figuradamente na linhagem da fé, e nos mostra como Cristo, o segundo Homem, estabeleceu uma família que leva Seu nome e vive no temor do Senhor. Leitor, a qual dessas duas descendências você pertence?
COMENTÁRIOS

4.25 Na seção anterior (vv 16-24) Apresenta a linha de Caim: os vv 5. 25-32 apresentam a descendência de Sete (lit “apontado”, ou “substituto”. No capítulo 6.1-8 descreve-se a junção das duas linhas genealógicas, até a história culminar no dilúvio, por um lado, e na preservação de Noé e sua família, pelo outro, Eva associou o nascimento de Caim como o concerto estabelecido pelo Deus da Graça (Jeová), enquanto, com o nascimento de Sete, ela associo o Deus da criação e do poder (Eloim).
4.26 Não quer isto dizer que só então se começasse a prestar culto: possivelmente a referência seja à introdução do culto público ou, como supõem alguns, à ocorrência de um despertamento no sentido da religião verdadeira. 8

0 Comments:

Post a Comment

<< Home