Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

Texto áurio: Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala (Hebreus 11:4).

Leia Gênesis 4:1-16

Desde os primórdios da humanidade, duas linhagens vêm-se evidenciando. Caim, o primeiro homem nascido nesta terra, é o antecessor de todos que são justos aos seus próprios olhos. Satisfeito consigo mesmo e com seus feitos, sem ter consciência do pecado e suas conseqüências, ele aparece diante de Deus com o resultado de seu o próprio trabalho, fruto de uma terra amaldiçoada. Como Deus poderia ter prazer nisto? Abel, o segundo homem, segundo homem, é o antecessor da imagem da fé. Ele inaugura a lista das menções honrosas de Hebreus 11, O seu sacrifício é “mais excelente” que o de Caim, porque está em consonância com os pensamentos de Deus.
Depois do pecado do homem contra Deus (Gênesis 3) temos aqui o pecado do homem contra seu semelhante. Caim matou seu irmão. E a Palavra, que discerne os pensamentos e propósitos do coração, nos revela o motivo: a inveja. “Por que o assassino ? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas” (1’João 3:12). Quando mais tarde o Senhor Jesus veio à terá, os judeus O mataram com a mesma motivação. A perfeição de Cristo coloca em evidência as obras malignas dos judeus. Eles derramaram o sangue do verdadeiramente justo, e o castigo dos judeus hoje é o mesmo que Caim obteve: eles foram dispersos por todo o mundo e são perseguidos na terá.

COMENTÁRIOS

4.1 A última frase poderia ser traduzida assim : “Obteve (heb conah; daí, Caim) um homem, ó Jeová”. O que sugere o fato de que Eva poderia ter admitido que o primogênito haveria de ser dominador sobre a serpente.
4.4,5 O prazer de Deus em “Abel e sua oferta” e o desprazer em face da oferta de Caim, parecem encontrar explicação nos respectivos caracteres dos ofertantes (1 Jo 3.12; Hb 11.4), e, possivelmente, nos tipos de oferta (de sangue de animal limpo por um lado, e de produtos da terra, pelo outro lado, Hb 9.22) . N. Hom. Deparamos na vida de Caim: 1) O pensamento humano em oposição à revelação divina; 2) A vontade humana em oposição à vontade divina; 3) O orgulho humano em oposição a humanidade que Deus requer; 4) O ódio humano em oposição ao amor divino; 5) A hostilidade humana em oposição à comunhão divina (cf v 16).
4.7 Aceito (lit “um levantamento”) que indicaria um sorriso em contraste com uma “queda” do rosto ( cf v 6, “descaiu o teu semblante”; note Nm 6.26). Significa ou que seu semblante revela sua atitude, ou talvez revele uma promessa da parte de Deus oferecendo perdão se Caim mudar se coração (cf 40.13). Jaz à porta. É a figura de uma fera ao ser domada, ou domesticada. O pecado, desejoso de atacar sua vítima ( o homem), é que deve ser conquistado (cf Rm 7.18-25, mostrando a única maneira pela qual o pecado pode ser conquistado).

7

0 Comments:

Post a Comment

<< Home