Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

Texto áurio: Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele come. (Gênesis 3:6).

Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo (1 João 2:16).

Leia Gênesis 3:1-13

Veremos que a felicidade do homem no Édem foi de pouca duração. Na forma de uma serpente, o diabo se introduz no jardim e ganha a confiança da mulher enquanto, ao mesmo tempo, instila em seu coração desconfiança em Deus. “Deus não ama vocês”, sussurra ele,”pois do contrário, não lhes teria vetado um tão grande benefício. É certo que não morrereis. E mais: sereis como Deus” (v. 4-5). É assim que o mentiroso semeia orgulho e cobiça no pobre coração humano (leia, em contraste, Filipenses 2:6).
“Então. A cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado”; (Tiago 1.15). Infelizmente, o homem foi enganado; o conhecimento do bem e do mal não lhe deu força para fazer o bem ou para evitar o mal. O único resultado disso foi tomar ciência de sua nudez. Ele se envergonha daquilo que é por natureza.. E as cobertas que fez para si e para a mulher de folhas de figueira somente ilustram os vãos esforços da humanidade em ocultar a sua miséria moral. Mas “todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar constas”(Hebreus 4:13)”Onde estás?” (v.9). “Comeste da árvore de que de ordenei que não comesses”? (v. 11). “Que é isso que fizeste”? (v.13). São perguntas medonhas que não permitem fuga ou desculpas.

COMENTÁRIOS

.N. Hom. 3.1 Nem Deus nem o homem é autor do pecado,pois este é algo que vem de fora, mediante a serpente (Satanás, Cf. 2 Co 11.14; Ap 12.9 e 20.2). Observa-se que a tentação está associada à dúvida relativa à Palavra de Deus. “Deus disse’”. São estes os estágios da tentação: 1) A curiosidade e a desconfiança despertada em Eva (v 1); 2) Insinuação de tríplice dúvida com referência a Deus; sua bondade no tocante à restrição; sua retidão relativamente quando Satanás assevera que, ao contrário de morrem, “como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal” (5) – esta tríplice dúvida conduz a 3) Incredulidade, que por seu turno se desfecha na 4) Desobediência(v 6).
3.10 A consciência despertada com relação ao pecado e, em conseqüência, a vergonha, leva ao termo e à tentativa de esconder-se, mostrando claramente a natureza decaída da humanidade, desde então, até o presente.
3.12,13 Sintomáticos do estado impenitente reinante nos corações de Adão e Eva é a maneira como procuram lançar a culpa um sobre o outro.


5

0 Comments:

Post a Comment

<< Home