Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

Texto áureo: que variedade, Senhor, nas tuas obras! Todas com sabedoria as fizeste; cheia está a terra das tuas riquezas.
(Salmo 104:24)

Leia Gênesis 2:1.14.

“Em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, e, ao sétimo dia, descansou, e tomou alento” (Êxodo 31:17). Ele mesmo se alegra no gozo que tem preparado para Sua criatura.
Na criação, admiramos o poder de Deus, hábil em dispor milhares de milhões de estrelas na vasta extensão dos céus, hábil em impor limites ao mar, hábil em controlar as forças dos raios e dos ventos, sim hábil até para formar o homem de um punhado de pó da terá (Salmo 8:3). Também admiramos Sua Sabedoria; Ele delimitou os tempos e as estações; estabeleceu equilíbrio em toda a natureza, deu leis às plantas e instintos aos animais (Salmo 104:24). Mas admiremos também a Sua bondade. Ele fez os céus, estendeu a terá sobre as águas, e fez os grandes luminares..., “porque a Sua misericórdia dura para sempre” (Salmo 135:5-7). Com a ternura de uma mãe que prepara antecipadamente tudo o que for necessário para a criança que trará ao mundo, assim Deus estabeleceu o homem em condições perfeitas. Colocou-o num jardim aprazível, onde tudo o que tinha de fazer era desfrutar do descanso e do repouso de seu Criador. E,ao soprar nas suas narinas “o fôlego de vida” (v.7), Deus o fez (diferente dos animais) uma alma vivente e imortal, que presta contas a Ele.

COMENTÁRIO Bíblia de Shedd.

2.1 No capítulo 2, o pensamento relativo à criação não é mais o que domina. No capítulo 1, o homem aparece como sendo a finalidade e a coroa da criação; no capitulo 2, ele aparece como dando início à história.

2.2 O descanso de Deus, no sétimo dia, compreende a cessação do trabalho criador e a satisfação em face do que tinha sido realizado. Trata-se de um dia separado (consagrado) para um propósito especial, incluindo o repouso físico e o reconhecimento da bondade divina mediante o culto (cf Ex 20.7 N.Hom.)

2.11 A terra de Havilá banhada pelo Pisom estava na vizinhança de Israel; também 1Sm 15.7, se refere a uma Havilá região habitada por amalequitas e descendentes de Esaú, que ficava no deserto da Arábia.




3

0 Comments:

Post a Comment

<< Home