Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

Texto áurio: Crio Deus, pois o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre as peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja apela terra.
(Gênesis 1: 27-28).

Leia Gênesis 1:20-31.

Um relógio testifica a habilidade do artesão relojoeiro que o fez. Assim também “os céus ´proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos” (Salmo 19:1). “Observai as aves do céu... Considerai como crexcem os lírios do campo” (Mateus 6:26,28). Infelizmente, quantas pessoas estão cegas a estas belezas da natureza e não reconhecem nelas “o seu eterno poder, como também a sua própria divindade” (Romanos 1:20)! Os descrentes buscam substituir estes versículos tão inequívocos por suas próprias teorias, particularmente a da evolução. Porém jamais precisamos temer que alguma especulação da mente humana ou ass descobertas geológicas possam abalar alguma das declarações divinas. Recordemos que, neste âmbito, não é a ciência que pode ensinar, nem a inteligência que pode entender. É a Palavra que ensina e a fé que compreende (leia Hebreus 11:3).
Que contraste há agora com o versículo 2! Ali, onde as trevas reinavam, Deus fez com que brilhasse a luz. A partir de um cenário de desolação, Ele criou um mundo ordenado e habitável. Mas, neste ponto, a terra ainda está vazia. E “ o Deus que formou a terra... não a criou para ser um caos, mas para ser habitada”(Isaías 45:18). Por meio de um último ato de soberania, Ele criou o homem e o fez à sua imagem, isto quer dizer, Seu representante e cabeça de toda a criação.

COMENTÁRIO

1.21,22 CRIOU multiplicai-vos. O poder de Deus demonstrado na criação de toda criatura do nada (ex nihilo), continua em forma derivada na procriação autônoma das suas criaturas. A fertilidade não é divina, como muitas religiões dos tempos do AT entendiam, mas é uma graciosa extensão do poder de Deus a suas criaturas.
1.27 A imagem de Deus significa ser dotado das faculdades de raciocinar, de expressar emoção e de agir voluntariamente. Particularmente, indica a capacidade que o homem tem de manter íntima comunhão com o seu Criador. Duas palavras são usadas no original hebraico para expressar a atividade criativa de Deus neste capítulo: bara ! Criar do nada”.vv1.21,17 (o universo, a vida e a alma) e asah, usualmente traduzido por “fazer”. Parece haver alguma significação especial no emprego de “criar” com referência à criação do mundo e ao homem dotado de natureza espiritual (cf Novo Comentário da Bíblia , p83



2

0 Comments:

Post a Comment

<< Home