Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE GÊNEIS

Texto áurio: Havendo Deus antigamente falado muitas vezes e de muitas maneiras, aos, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo filho. A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o universo
(Hb. 1:2-3).

Leia Gênesis 1:1-19.

Deus, que mão tem principio nem fim, já estava ali, antes que qualquer coisa de todo o universo conhecido hoje existisse. E Ele nos permite como que presenciar o desenrolar de seus feitos como Criador. Quando desejamos fabricar algum objeto, precisamos primeiro de algum material. Mas, para Deus, bastou que Ele falasse para fazer com que toas as coisas surgissem do nada. Deus falou e passaram a existir os céus, a Terra, a luz, as nuvens, os mares, a terra seca, o firmamento com seus luzeiros – o sol, alua, e as inúmeras estrelas - , uma enorme variedade de plantas e animais; coisas infinitamente grandes e infinitamente pequenas.
Este relato, tão majestoso e ao mesmo tempo tão simples, é para nós a resposta definitiva à grande pergunta que as pessoas de todas as épocas sempre repetem; “Quem.. mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos... e pesou os montes?... Quem criou estas cousa?” (Isaias 40:12, 26; Provérbios 30:4). Sim, quem concebeu o perfeito desenho dos flocos de neve? Quem projetou a delicada e extraordinária estrutura do inseto mais simples ou escolheu a cor e o perfume da flor mais comum? Hebreus 1:2-3 nos dá a resposta: Jesus, o Autor de nossa salvação, é também o Criador de todas essas maravilhas (vela também Provérbios 8:27-31)

COMENTÁRIO

1. OS PRINCÍPIOS DA HISTÓRIA. 1:1-11 e 32

A majestosa linguagem da sentença inicial do livro de Gênesis indica o lugar que a Bíblia dá a Deus de princípio a fim. A revelação põe Deus no centro, e seu capítulo, primeiro não apresenta tanto uma doutrina sobre a criação, mas antes, a doutrina do Criador. Todas as coisas ali aparecem em sua relação para com Deus e na dependência d’Ele.

O título hebraico do livro provem de suas primeiras palavras (bereshith – “no princípio”). Por todo o livro nota-se que o propósito é tratar de “princípios”. Nenhuma razão h existe para que se estabeleça um data para a criação do mundo ou do universo com base neste versículo. Bem pode ser que milhões de anos tivessem transcorrido entre os vv 1 e 2 Cf Hb 11.3 (gr oiõnas: eras), 2 Pe 3..8.

1

0 Comments:

Post a Comment

<< Home